terça-feira, 20 de agosto de 2013

“Direito do esquecimento”: qualquer um pode pedir exclusão, na internet, de conteúdo impróprio sobre si

Olá! Esse texto é super interessante, encontrei ele no site Post do Bem durante minhas andanças na net.
Você conhece seus direitos na internet? Já ouviu falar sobre o direito do esquecimento? No começo deste mês, o programa de TV e site Olhar Digital, publicou um vídeo (http://olhardigital.uol.com.br/video/36620/36620) sobre o assunto.  Esse direito possibilita apagar, de toda a internet, um conteúdo publicado que nos incomode. Claro, se ele for sobre você. 
Assim, garante-se às pessoas que tiveram conteúdos inapropriados divulgados na internet, a exclusão desse material na memória da rede.  Seja publicado por outras pessoas ou por ela mesma. O problema é que, segundo a advogada entrevistada no vídeo, Juliana Abrusio, especialista em direito digital, não há uma lei específica sobre esse direito, cabendo sempre ao juiz a decisão final. 
Contudo, podemos lembrar-nos de casos de famosos que tiveram conteúdos impróprios, sobre eles, divulgados. A artista pop estadunidense Beyoncé, por exemplo, fez uma posição estranha em um show e depois pediu para as imagens serem retiradas da web, mas elas continuam rolando internet afora.  Mas isso também pode acontecer com os inúmeros vídeos que ridicularizam pessoas e que tanta gente gosta de ver e rir.
O direito do esquecimento é algo garantido para todos, mas, no fim das contas, nem sempre é possível retirar um conteúdo que foi republicado em vários sites.  O efeito viral que muitos vídeos e fotos bobas, de pessoas fazendo coisas engraçadas ou besteiras, é impressionantemente vasto. Lembrando também que muita gente pode ter copiado o conteúdo e guardado em seu próprio computador.
Por essas e outras razões é extremamente importante pensar no que você irá disponibilizar na internet, independentemente se este conteúdo se refere a você, a um amigo ou a algum desconhecido.  Reflita se no futuro isso não irá te prejudicar, te tirar uma chance de emprego ou de relacionamentos com outras pessoas.
Se cuide!

Equipe Ciranda

Nenhum comentário:

Postar um comentário